Evolução dos medos
Os medos mudam com a idade. Alguns medos são normais em tenra idade e desaparecem gradualmente. Por exemplo, uma criança pode ter medo de estranhos, de um ruído desconhecido ou de ser separada de seus pais. Entre 4 e 6 anos, alguns medos, mais irracionais, aparecem, como o medo de monstros ou fantasmas. Além disso, a criança pode agora antecipar a dor e reconhecer perigos iminentes, como um incêndio.
Com a chegada na escola , a criança será comparada com seus colegas, o que pode deixá-lo ansioso. Ele também pode temer o fracasso e a ansiedade quando, por exemplo, tem que responder a perguntas em aula ou fazer um exame. Assim, se seu filho tem medo de responder à pergunta do professor porque ele não entendeu o assunto, é um medo, já que o "perigo" que ele está enganado é real. Se ele tem medo de responder porque tem medo de que seu professor não goste dele se der uma resposta errada, é bastante ansioso porque o que ele imagina é baseado em sua percepção. coisas, não realidade.
Sinais de ansiedade em crianças
- Uma mudança repentina no comportamento Por exemplo, ele está inquieto, irritado e de mau humor. Ele tem acessos de raiva intensos. Ele chora e parece triste ou preocupado.
- Problemas físicos , como dores de cabeça, dores de estômago, dores de cabeça ou tensão.
- Problemas de sono. Ele tem dificuldade em adormecer ou dormir bem. Ele se recusa a ir para a cama ou pede para dormir com você. Ele tem pesadelos frequentes.
- Uma constante necessidade de ser tranquilizado. Ele procura estar constantemente perto de você.
- Reações excessivas a certos eventos Ele tenta evitar certas situações, como ir a amigos , ir à escola ou ser cuidado.
- Falta de concentração